Algumas pessoas se preocupam com as conexões que o Firefox faz pela internet, especialmente quando essas conexões são feitas sem razão aparente (consulte mais informações no Aviso de privacidade do Navegador Firefox da Mozilla). Este artigo explica vários motivos pelos quais o Firefox pode fazer uma conexão pela internet e como você pode impedir que ele o faça, se quiser.
Atualizações automáticas e segurança Verificação automática de atualizaçõesAviso: Desativar a verificação de atualizações não é recomendado, deixa você exposto a vulnerabilidades de segurança que são corrigidas em novas versões.
O Firefox ocasionalmente verifica se estão disponíveis novas atualizações, dele mesmo e de mecanismos de pesquisa. A opção de desativar a verificação de atualizações do Firefox foi removida no Firefox 63. Usuários avançados e administradores de TI podem usar uma diretiva para desativar a verificação de atualizações do Firefox. Consulte Como gerenciar atualizações do Firefox.
O Firefox também verifica se há atualizações disponíveis para suas extensões e temas. Para desativar esta verificação:
Aviso: Desativar a atualização da lista de bloqueios não é recomendado, pois pode resultar em usar extensões não confiáveis, certificados revogados ou drivers gráficos instáveis.
O Firefox pode estar atualizando a lista de bloqueios, que é usada para bloquear extensões maliciosas, plugins vulneráveis, certificados revogados e drivers gráficos que são conhecidos por causar problemas. Consulte mais informações em Blocklisting (MozillaWiki), Blocklisting/Graphics (MozillaWiki), na publicação de blog Revoking Intermediate Certificates: Introducing OneCRL e no artigo Extensões que causam problemas de estabilidade ou segurança são incluídas em uma lista de bloqueios. Para desativar este recurso:
Aviso: Desativar a proteção contra phishing e malware não é recomendado, pois deixa você vulnerável a downloads maliciosos ou indesejados e a sites não confiáveis que tentam roubar suas informações financeiras e/ou sua identidade.
As listas de proteção contra phishing, software indesejado e malware podem estar sendo atualizadas. Para desativar:
Além disso, quando você baixa uma aplicação, o Firefox verifica a assinatura do arquivo. Se o arquivo for assinado, o Firefox compara a assinatura com uma lista de publicadores seguros conhecidos. Para arquivos não identificados pelas listas como “seguro” (permitido) ou “malware” (bloqueado), o Firefox pergunta ao serviço Safe Browsing do Google se o software é seguro, enviando alguns metadados do arquivo. Para desativar esta parte da proteção contra malware:
A lista de proteção contra rastreamento pode estar sendo atualizada. Para desativar:
A lista de proteção contra rastreamento pode estar sendo atualizada. Para desativar:
Quando você visita um site seguro ("https"), o Firefox valida o certificado do site. Isso pode envolver comunicação com um provedor de status de terceiros especificado pelo certificado sobre um protocolo chamado OCSP para confirmar que o certificado ainda é válido. Para desativar essa verificação:
O Firefox Monitor te avisa caso suas contas online sejam vítimas de um vazamento conhecido de dados.
Consulte mais informações em Gerenciador de senhas do Firefox - Alertas de sites com vazamento de dados.
Para obter dados atualizados de vazamentos de contas e outras informações, o Firefox se conecta com firefox.settings.services.mozilla.com
O Firefox carrega antecipadamente determinados links caso alguns dos sites que você está vendo usem o tag especial link com prefetch. Consulte mais informações nas perguntas frequentes sobre Link Prefetching. Para desativar o pré-carregamento de links:
Para reduzir a latência, o Firefox proativamente resolve nomes de domínios de links que o usuário pode clicar, assim como URLs de itens referenciados por elementos em uma página web. Consulte mais informações na publicação de blog sobre DNS Prefetching. Para desativar o pré-carregamento de DNS:
Para melhorar o tempo de carregamento, o Firefox abre conexões preditivas para sites quando o usuário passa o mouse sobre miniaturas na página de nova aba, ou começa uma busca na barra de pesquisa ou no campo de pesquisa na página inicial ou na página de nova aba. Caso o usuário prossiga com a ação, a página pode a ser carregada mais rápido, já que parte do trabalho já foi feito antecipadamente. Para desativar este recurso:
Cada vez que o gerenciador de extensões é aberto, o Firefox pré-carrega uma lista de extensões para melhorar a responsividade do painel . Esta conexão não é feita se o gerenciador de extensões não for aberto.
Conteúdo solicitado pelo usuário Carregamento da página inicialSua página inicial pode estar sendo carregada. Para mudar sua página inicial para algo que não gera conexões com a internet:
Uma extensão que você instalou pode estar se conectando a um site que ela depende. Por exemplo, uma conexão a um site para sincronizar seus favoritos, uma conexão a um site para atualizar a lista de sites a ser bloqueados, etc. Também é possível que uma extensão esteja modificando o comportamento esperado do Firefox de outras maneiras. Por exemplo, a extensão FasterFox tem uma opção de carregar antecipadamente todos os links. Para desativar ou remover extensões, consulte o artigo Como desativar ou remover extensões.
O Firefox também verifica se há atualizações disponíveis para suas extensões e temas. Para desativar esta verificação:
Aviso: Não é recomendado desativar a verificação de atualização de extensões, pois deixa você exposto a vulnerabilidades de segurança que são corrigidas em versões mais recentes.
Quando você inicia o Firefox, quaisquer downloads interrompidos na sessão de navegação anterior são automaticamente retomados.
Quando você adiciona um plugin de pesquisa personalizado que não vem um ícone incluído, o Firefox pode procurar uma vez o ícone em um endereço remoto especificado no plugin e guardar em cache para as próximas vezes.
Firefox SyncSe você está usando o Firefox Sync, ele estabelece conexões regularmente para sincronizar seus dados com servidores de sincronização da Mozilla e com seus dispositivos conectados. Para escolher quais dados são sincronizados, ou para se desconectar do Sync, consulte o artigo Como escolher que informações sincronizar no Firefox.
Conteúdo da Mozilla Recomendações de recursos sob contexto e outras notificaçõesO Firefox pode fazer recomendações de recursos específicas para o tipo de site onde você está, ou relevantes a uma tarefa em andamento. Você pode desativar conexões mudando a configuração de browser.newtabpage.activity-stream.feeds.asrouterfeed para false.
Experimentos ou estudosSe você usa a página inicial padrão about:home, o Firefox mostra algum conteúdo relacionado à Mozilla, próximo ao campo de pesquisa ("Snippets"). O conteúdo exibido é atualizado uma vez por dia. Se quiser desativar as conexões para o servidor de snippets da Mozilla:
Para definir o mecanismo de pesquisa padrão adequado para onde você se encontra, o Firefox faz uma vez uma consulta de geolocalização. Ele entra em contato com servidores da Mozilla e armazena localmente o resultado de país. Esta conexão acontece na primeira vez que o Firefox é iniciado. Caso você queira proibir isso, precisa pré-configurar o navegador e mudar o valor da preferência browser.search.geoip.url para um texto vazio.
Página "Novidades"Após uma atualização do navegador, o Firefox pode exibir uma aba adicional ao lado da sua página inicial, oferecendo mais informações sobre mudanças e novos recursos incluídos na atualização. Para desativar a exibição dessa página:
O gerenciador de extensões exibe informações sobre cada extensão instalada e provê recomendações personalizadas no painel Gerenciamento de extensões. Para manter esses dados atualizados, o Firefox obtém informações da galeria de extensões da Mozilla uma vez por dia (consulte mais informações nesta publicação de blog). Para desativar essas atualizações:
O Firefox pode enviar alguns dados de diagnóstico, incluindo dados de Telemetria e Relatórios de travamento para a Mozilla, para prover informações que ajudam a melhorar o navegador. Você pode desativar o compartilhamento dessas informações nas OpçõesPreferênciasConfigurações do Firefox. Para desativar o compartilhamento desses dados:
Além disso, a Mozilla pede a uma pequena parcela de usuários que avalie sua experiência com o Firefox para ter uma melhor compreensão do sentimento sobre o navegador. Consulte mais informações sobre isso em https://wiki.mozilla.org/Advocacy/heartbeat. O recurso de avaliação estabelece uma conexão com servidores da Mozilla ao iniciar. Para desativar:
O Firefox usa o codec OpenH264 fornecido pela Cisco para dar suporte ao codec de vídeo H.264 em WebRTC, uma tecnologia que permite comunicação de vídeo ponto a ponto pela web. Para mais informações sobre o assunto, consulte a publicação de blog OpenH264 Now in Firefox. O codec OpenH264 não é distribuído com o Firefox, mas é baixado na primeira vez que o Firefox é iniciado. Caso não queira que isso aconteça, precisa pré-configurar o navegador e mudar o valor da preferência media.gmp-gmpopenh264.enabled para false.
Para desativar este recurso, consulte Assista a conteúdo com direitos digitais (DRM) no Firefox.
WebRTCWebRTC (Web Real-Time Communication, ou comunicação em tempo real via web) é uma tecnologia que provê comunicação direta entre navegadores (áudio, vídeo, compartilhamento de arquivos). Da forma como está especificado e implementado atualmente, o WebRTC pode deixar seu endereço IP local exposto a sites, mesmo quando você está atrás de uma VPN ou um roteador NAT - na API do WebRTC, esses dados são usados para estabelecer uma comunicação ponto a ponto entre dois clientes locais.
Para diferentes métodos e controles granulares sobre como atenuar esse problema, consulte a página Media/WebRTC/Privacy da Mozilla Wiki.
Envio de vídeo para dispositivoO Firefox tem uma funcionalidade chamada "Enviar vídeo para dispositivo" que, por padrão, fica desativada. Ela permite o envio de vídeos em HTML5 para um dispositivo Roku, Chromecast ou similar na mesma rede. Quando esta funcionalidade está ativada, o Firefox envia pacotes SSDP (Simple Service Discovery Protocol, com endereço multicast 239.255.255.250, porta 1900) para a rede local, para descobrir e parear com tais dispositivos. Isso pode fazer com que um firewall pergunte se você quer permitir tais conexões.
Para desativar esta funcionalidade:
O recurso de portal cativo do Firefox testa se a sua conexão de rede requer uma conta de acesso, por exemplo, em um ponto de acesso wi-fi público, conectando-se regularmente com http://detectportal.firefox.com/success.txt. O Firefox também faz conexões para este endereço para verificar se sua rede atual oferece suporte a IPv6.
Para desativar este recurso:
Caso seu computador esteja infectado com um vírus, trojan (cavalo de Troia), spyware (espião) ou outros softwares maliciosos, eles podem pegar carona na conexão à internet pelo Firefox para se comunicar com o autor, exibir propaganda, etc. Se você suspeitar que seja o caso, considere procurar ajuda em fóruns especializados em remoção de malware. Consulte mais informações em Solucione problemas no Firefox causados por malware.
Conexão loopbackNota: Isto não se aplica a sistemas Linux.
Uma conexão loopback (para o endereço IP 127.0.0.1) pode ser feita pelo Firefox em máquinas não Unix. Neste caso, o navegador está se comunicando consigo mesmo como esperado, não é recomendado que esta comunicação seja bloqueada. Consulte mais informações em bug 100154.
Baseado em informações de Connections established on startup - Firefox (mozillaZine KB) (em inglês)
Essas pessoas ajudaram a escrever este artigo:
Torne-se um voluntárioDesenvolva e compartilhe sua especialidade com outras pessoas. Responda perguntas e aprimore nossa base de conhecimento.
RetroSearch is an open source project built by @garambo | Open a GitHub Issue
Search and Browse the WWW like it's 1997 | Search results from DuckDuckGo
HTML:
3.2
| Encoding:
UTF-8
| Version:
0.7.3